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Chevrolet/Divulgação
Chevrolet/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.796 cm3 de cilindrada, com 122 cv de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 17,3 mkgf a 3.600 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólido na traseira, sem ABS
SUSPENSÃO
Dianteira Independente do tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira Semi-independente, viga de torção soldada com dois braços fundidos de controle
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
RODAS / PNEUS
6,0 x 15 polegadas (em ligaleve) / 185/60 R 15
PESO
1.325 Kkg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
52,5 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Chapa de proteção para motor e cárter; sistema de imobilização do motor; vidros verdes; desembaçador/lavador/limpador do vidro traseiro; sistema de advertência sonoro de faróis ligados;
alarme antifurto com levantamento automático dos vidros; regulagem interna de altura do facho dos
faróis; ajuste de altura do banco do motorista; e banco traseiro rebatível em 1/3 e 2/3.
OPCIONAIS
Controle elétrico dos retrovisores externos; faróis e luz de neblina; banco dianteiro com porta-revista e bandeja; banco traseiro com sistema FlexSpace; CD Player; ar-condicionado; banco traseiro com três apoios de cabeça; e cinto se segurança traseiro central retrátil de três pontos.
CHEVROLET MERIVA 1.8 16V X CONCORRENTES
MERIVA 1.8 16V CLASSE A 190 CLASSIC
Potência (cv) 122 125
Dimensões (AxBxC)(m)(*) 4,04x2,63x 1,93 3,60x2,42x1,88
Porta-malas (litros) 292 350
Velocidade máxima (km/h) (**) 185 190
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (**) 11,3 10,7
Consumo cidade/estrada (km/l) (**) 9,8 / 13,8 9,3 / 16,6
(*) A Comprimento, B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
FREIOS
Apesar de não terem sistema ABS e o pedal ser muito sensível, mesmo com o veículo com carga, as distâncias percorridas até a
imobilização e manutenção de trajetória foram boas. Além disso, não ocorreu superaquecimento após uso contínuo em longa descida e o freio de estacionamento atua bem. (+)
CÂMBIO
A adoção de uma relação do diferencial mais curta foi fundamental para melhorar a dirigibilidade da versão com motor 16V,
mesmo sendo mais pesada (70 kg) que a versão 8V. Os engates são macios, mas deveriam ser mais precisos. (++)
MOTOR
Permite uma boa performance, levando-se em conta o peso do carro e a sua cilindrada. O cabeçote com 16V não prejudica as retomadas de velocidade no uso urbano, mesmo com o veículo carregado e o ar-condicionado ligado. Apresentou um baixo nível de ruído e marcha lenta uniforme. Na estrada, com poucas subidas, manteve uma boa velocidade de cruzeiro. (+)
SUSPENSÃO
A estabilidade é boa em curvas de raios variados, trazendo segurança aos ocupantes, tanto pela precisão quanto pela pouca inclinação da carroceria. Mas o conforto de marcha deveria ser melhor para evitar as transferências das imperfeições do solo para o interior. (++)
DIREÇÃO
O volante tem boa pega e tamanho e o sistema tem reações imediatas e balanceadas, inclusive quando se realiza manobras bruscas com o veículo carregado. O diâmetro de giro é bom e facilita as manobras de estacionamento. O efeito retorno é rápido. Apresentou baixa rumorosidade e trepidação sobre piso irregular. Mas a falta de regulagem em altura e profundidade do volante atrapalha. (++)
* Estas avaliações foram realizadas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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